Venha conosco para a Cúpula dos Povos na Rio+20

miércoles, 12 de marzo de 2008

Psicologia e Sociologia: O Sociólogo como Profissional das Ciências Humanas - Jacob (J.) Lumier



Psicologia e Sociologia:
O Sociólogo como Profissional das Ciências Humanas
por - Jacob (J.) Lumier


O estudioso que leva a sério suas leituras sobre mudança social e exerce a reflexão sobre a sociedade industrial intrigado por essa cultura que não se individualiza, já terá anotado que frequentemente as estruturas sociais são estudadas desde o ponto de vista do sistema, como sujeitas à mudança somente nas posições relativas de grupos e classes, em conformidade aos padrões do capitalismo.

Isto quer dizer que o problema da possibilidade mesma da estrutura resta à margem, sendo pouco estudados em sua especificidade os níveis que se diferenciam entre as superestruturas e a infra-estrutura, ou melhor, os níveis intermediários entre as obras de civilização e a base morfológica da sociedade. Neste ensaio ultrapassamos o ponto de vista do sistema e elaboramos a partir não de um posicionamento, mas da colocação em perspectiva sociológica do conhecimento1. Sustentamos que é improdutivo discutir problemas de estrutura social sem levar em conta a nítida consciência coletiva da hierarquia específica e referencial de uma unidade coletiva real, como o é a hierarquia das relações com os outros grupos e com a sociedade global ou, designada em modo mais amplo, a hierarquia das manifestações de sociabilidade, a qual só se verifica nos agrupamentos estruturados.

Em acordo com Georges Gurvitch, constatada no fato de que todos os agrupamentos são estruturáveis, a possibilidade de uma estrutura se verifica em um só conjunto a partir da contraposição de grupo e estrutura, e não se confunde, pois não é nem estruturação, nem estrutura adquirida. Em um grupo nãoestruturado as relações com os outros grupos e com a sociedade global permanecem fluidas: é somente quando começa a estruturação que essas relações se tornam precisas, quer dizer, que se coloca toda uma série de questões a propósito de como o grupo se integra na sociedade global e da medida da sua tensão com os outros grupos. Portanto, levando à psicologia coletiva, alcança-se a compreensão de que há correlação funcional entre a estruturação e a tomada de consciência coletiva da hierarquia específica das formas de sociabilidade.

Ou seja: com autonomia relativa em face dos conteúdos cognitivos produzidos na estruturação, surge para o sociólogo o complexo problema do caráter e dos critérios da consciência coletiva. Durkheim, por exemplo, negará que a exterioridade da consciência coletiva em relação à consciência individual possa ser interpretada como projeção da própria consciência coletiva no mundo exterior ou em imagens espacializadas tipo interação entre as consciências ou repetição; negará igualmente que a fusão dessas consciências coletiva e individual corresponda a uma síntese semelhante à química, como ele próprio o dirá.

Enfim, os estudos reunidos na presente obra/e-Book visam mostrar como a psicologia coletiva se constitui em domínio da sociologia.

Acceder

No hay comentarios:

Archivo del blog

BUSCADOR

Loading

A Democracia se abriu.

A Democracia se abriu.
Efervescência Coletiva na sessão do Fórum Social Mundial-WSF2009

Patrick Le Hyaric

Cobertura do FSM

Un ponte per...

EX LIBRIS FRAGMENTO

EX LIBRIS FRAGMENTO
OBRAS DE JACOB (J.) LUMIER

Google Analytics

Sobre este Blog

Descrição:
Este Blog contém artigos no âmbito das ciências humanas e sociais que valorizam o realismo sociológico como orientação indispensável para esclarecer sobre a sociedade da informação e da comunicação mediante a compreensão do conhecimento integrado na realidade social.

17 de abril -- Participa en el Día Internacional de las Luchas Campesinas

17 de abril -- Participa en el Día Internacional de las Luchas Campesinas
Para conmemorar el Día Internacional de las Luchas Campesinas el 17 de abril estoy junto con el movimiento internacional la Vía Campesina que hace un llamado a sus organizaciones miembros, a sus aliados, y a quienes apoyan al movimiento a unirse contra las transnacionales quienes tratan de apoderarse de sistemas de alimentación y agricultura en todo el mundo.