Venha conosco para a Cúpula dos Povos na Rio+20

viernes, 20 de marzo de 2009

A Fenomenologia Concreta de Ernst Bloch


A Fenomenologia Concreta de Ernst Bloch

Por

Jacob (J.) Lumier

***

Embora seja estudado em ligação com as conhecidas correntes intelectuais do Século Vinte influenciadas por dogmas materialistas, Ernst Bloch é um dos pioneiros da relativização da dialética na crítica-histórica e desenvolve em sua obra a compreensão da totalidade múltipla, ou seja: a totalidade com vários níveis de realidade histórica ou de passado.

***

►No artigo "História e Consciência Coletiva na Modernização Acelerada dos Anos Vinte: Pré-capitalismo e Crítica da Cultura Tradicional do ponto de vista das regiões mais vinculadas ao medievo", publicado em Reflexão e Crítica, a descoberta de uma problemática fenomenológica na crítica do processus histórico do mundo moderno é assinalada como orientação de Ernst Bloch em suas análises da crise dos anos vinte na Alemanha (o psiquismo coletivo dos "de baixo" como relacionada à figura do pequeno homem).

Dentre os vários aspectos que corroboram uma fenomenologia, assinala-se que a burguesia declinante exprime o vazio de um mundo seu preenchido pelas coincidências de uma história dos fenômenos.

Quer dizer, tomando em consideração o conjunto dessas coincidências Ernst Bloch observará tratar-se de um tempo em ausência de intenção, tendo relevo a relativização das coerências, não como um fim, mas no sentido de uma fenomenologia em caminho, em vias de se fazer como reencontro estranho da antiga cultura (pressupondo a marcha do gótico tardio) e do individualismo.

Isto porque, em um tempo em ausência de intenção, a atividade onírica in-dormida pode ser verificada e descrita em maneira objetiva, revelando-se mais acessível à crítica-histórica do tradicional na modernização, de tal sorte que a análise caminha para a fenomenologia concreta.

Os sonhos passados compreendidos no sentido de atividade onírica in-dormida se associam na juventude à inquietação orgânica, em maneira propícia aos movimentos de exaltação personalista, como eram aqueles movimentos alheios à modernização compostos pela montage na burguesia.

Em sua obra “Le Príncipe Espérance”, a função utópica é estabelecida no conhecimento filosófico como pulsão imprescindível à auto-conservação, sendo a partir dessa compreensão que Ernst Bloch a classificará na extensão do desejo de ser melhor aquinhoado.

Por sua vez, em virtude de sua natureza gestante, o desejo de ser melhor aquinhoado jamais se completa, é permanente em sua não-complementação, restando em fato e necessariamente irrealizado no estado de atenção, base fenomenológica de toda a comunicação existencial.

Desta forma, haverá que distinguir em paralelo às imagens simbólicas ideais em que a sociologia estuda a moralidade ideológica, aquelas outras que, ultrapassando-as, devem ser compreendidas como imagens-aspiração: o herói cavaleiresco, as formas góticas dos mobiliários, solares e mansões rústicas, por exemplo.

Nestas se incluem as imagens formadas de sonhos passados, as imagens diferenciadamente formadas pelo elemento onírico da arte que integram o ideal estético realista ou entelequial, sendo exatamente os sonhos passados que segregam o critério para a não-contemporaneidade.

Acresce que as formas passadas ou pré-capitalistas jamais tornaram em fatos realizados os conteúdos visados do solar, do solo, dos "de baixo", de sorte que esses focos do tradicional na cultura já guardam desde o começo a qualidade de intenções insatisfeitas.

Além disso, notando que estas intenções insatisfeitas passam ao longo da história por contradições veladas, Ernst Bloch as examinará desde a colocação em perspectiva filosófica, para além da psicologia representacional, tratando-as como conteúdos intencionais não ainda trazidos à luz do passado na realidade da cultura, o que o levará a definir o campo estético em eficácia como o concretamente utópico (Cf. tópico "O Romantismo na Modernização", Page "Observações para a Crítica da Cultura", link: http://openfsm.net/people/jpgdn37/observacoes-para-a-critica-da-cultura)

***

Leia o artigo completo em Milenarismo e Insurgência: Fragmentos para a Leitura de Ernst Bloch

No hay comentarios:

Archivo del blog

BUSCADOR

Loading

A Democracia se abriu.

A Democracia se abriu.
Efervescência Coletiva na sessão do Fórum Social Mundial-WSF2009

Patrick Le Hyaric

Cobertura do FSM

Un ponte per...

EX LIBRIS FRAGMENTO

EX LIBRIS FRAGMENTO
OBRAS DE JACOB (J.) LUMIER

Google Analytics

Sobre este Blog

Descrição:
Este Blog contém artigos no âmbito das ciências humanas e sociais que valorizam o realismo sociológico como orientação indispensável para esclarecer sobre a sociedade da informação e da comunicação mediante a compreensão do conhecimento integrado na realidade social.

17 de abril -- Participa en el Día Internacional de las Luchas Campesinas

17 de abril -- Participa en el Día Internacional de las Luchas Campesinas
Para conmemorar el Día Internacional de las Luchas Campesinas el 17 de abril estoy junto con el movimiento internacional la Vía Campesina que hace un llamado a sus organizaciones miembros, a sus aliados, y a quienes apoyan al movimiento a unirse contra las transnacionales quienes tratan de apoderarse de sistemas de alimentación y agricultura en todo el mundo.