Venha conosco para a Cúpula dos Povos na Rio+20

viernes, 23 de enero de 2009

História Social e Heresias Cristãs na Modernização.



Apresentação do novo ensaio sociológico de Jacob (J.) Lumier publicado online junto à Web da OEI:

Título: "CRÍTICA DA CULTURA E COMUNICAÇÃO SOCIAL", e-book pdf 70 págs, OEI, Janeiro, 2009

"Para uma Sociologia do Romantismo"

Neste ensaio situamos a crítica da cultura pela análise do tradicional na modernização desenvolvida por Ernst Bloch nas antípodas de Max Weber.

Comentamos a leitura sociológica do Gótico Tardio na Alemanha pondo em relevo a história social na experiência das insurgências camponesas dos séculos XV e XVI como vinculada à história das heresias cristãs.

Tivemos em conta o interesse deste tema para a desmistificação da cultura de massa e da indústria cultural na atual voga de um romantismo chamado "Gothic", não somente considerado como "gosto do obscuro", mas indevidamente valorizado como "paixão das trevas", que teria nascido de uma visão fantasmagórica da Idade Média atribuída aos românticos como Novalis.

Como se sabe, os simpatizantes do chamado "movimento gothic", que fez a fama de certos grupos do Rock’n’roll, vendo no romantismo do século XIX uma "reabilitação" da Idade Média e do seu imaginário misterioso, nos dirão que os românticos são os responsáveis pelo surgimento da "gothic novel" ou "romam noir", normalmente ambientados em castelos sombrios e ambientes tenebrosos.

Paralelamente ao embelezamento do passado no cultivado "mistério da História", o romantismo literário do século XIX teria um "lado escuro" levando ao pessimismo, à loucura, aos sonhos, sombras, decomposição, queda, atração pelo abismo (trevas) e morte, bem como à urgência pela vida.

Para os simpatizantes do gothic, no "dark side" do romantismo se encontrariam praticamente todos os elementos fantásticos que fascinam a indústria cultural e atingem certas camadas da juventude nos dias de hoje.

Por contra, notando a ilegitimidade em valorizar o "lado escuro" do romantismo, nos agarramos ao ponto de vista de que toda a literatura afirma um horizonte, afirma a criação enlaçada à aspiração, de tal sorte que o Moyen âge do romantismo somente terá valor positivo uma vez integrado na historia da modernização, em especial na contradição não-contemporânea, de que nos fala Ernst Bloch.



Acceder

No hay comentarios:

Archivo del blog

BUSCADOR

Loading

A Democracia se abriu.

A Democracia se abriu.
Efervescência Coletiva na sessão do Fórum Social Mundial-WSF2009

Patrick Le Hyaric

Cobertura do FSM

Un ponte per...

EX LIBRIS FRAGMENTO

EX LIBRIS FRAGMENTO
OBRAS DE JACOB (J.) LUMIER

Google Analytics

Sobre este Blog

Descrição:
Este Blog contém artigos no âmbito das ciências humanas e sociais que valorizam o realismo sociológico como orientação indispensável para esclarecer sobre a sociedade da informação e da comunicação mediante a compreensão do conhecimento integrado na realidade social.

17 de abril -- Participa en el Día Internacional de las Luchas Campesinas

17 de abril -- Participa en el Día Internacional de las Luchas Campesinas
Para conmemorar el Día Internacional de las Luchas Campesinas el 17 de abril estoy junto con el movimiento internacional la Vía Campesina que hace un llamado a sus organizaciones miembros, a sus aliados, y a quienes apoyan al movimiento a unirse contra las transnacionales quienes tratan de apoderarse de sistemas de alimentación y agricultura en todo el mundo.